Battlefield 3 Brasil


Participe do fórum, é rápido e fácil

Battlefield 3 Brasil
Battlefield 3 Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

+10
lupos2008
charlievox
felipe.bilia
Lemmypunk
Rudii_Br
brbradock
TheHoff
rafas2tai
readyzaum
KwLSTARR
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Dom Jul 15, 2012 10:51 am

Fala galera,como eu não consegui explicar tudo naquele outro vídeo,estou trazendo esse agora,desmentindo mitos,explicando fatos e ensinando táticas profissionais de combate em tanques! espero que gostem...
Acessem meu canal no youtube,pra muito mais dicas. Valeu!

KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por readyzaum Dom Jul 15, 2012 10:07 pm

Profissional? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

readyzaum

Posts : 15
Membro desde : 07/04/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por rafas2tai Seg Jul 16, 2012 8:26 am

Não sei qual o motivo da risada. O rapaz se disponibiliza a fazer um vídeo explicando o que muita gente não sabe, inclusive eu, ajudando muitas pessoas a jogarem do seu jeito porém aprendendo sempre mais com seus vídeos e o Sr. vem aqui no tópico do cara, coloca simplesmente uma pergunta ironizando o tópico do colega e ainda ri? Eu não sei qual sua base de gaming, não sei o que tu joga de tank, jet, ou seja la o que for, não sei se você é o cara que mais tem kills de OED bot, não sei porra nenhuma sobre você, a unica coisa que eu sei, é que você não tem o direito de vir aqui, expor sua ideia irônica sem fundamento nenhum e ainda zombar do nosso amigo aqui. Falta de respeito Sr. readyzaum de 25 anos, quer falar alguma coisa dos vídeos de alguém, primeiro faça o seu próprio, depois explique o por que não concorda com o outro fez e mesmo assim ainda não tem o direito de zombar dos vídeos dos outros.

@topic

Cara valeu mesmo, estou seguindo seus tutos desde o primeiro vídeo, continue assim, explicando tudo e mostrando os seus gameplays, estou aprendendo bastante Smile. Vlw Abraços.
rafas2tai
rafas2tai

Plataforma : Computador
Posts : 268
Membro desde : 18/05/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Seg Jul 16, 2012 12:58 pm

rafas2tai escreveu:Não sei qual o motivo da risada. O rapaz se disponibiliza a fazer um vídeo explicando o que muita gente não sabe, inclusive eu, ajudando muitas pessoas a jogarem do seu jeito porém aprendendo sempre mais com seus vídeos e o Sr. vem aqui no tópico do cara, coloca simplesmente uma pergunta ironizando o tópico do colega e ainda ri? Eu não sei qual sua base de gaming, não sei o que tu joga de tank, jet, ou seja la o que for, não sei se você é o cara que mais tem kills de OED bot, não sei porra nenhuma sobre você, a unica coisa que eu sei, é que você não tem o direito de vir aqui, expor sua ideia irônica sem fundamento nenhum e ainda zombar do nosso amigo aqui. Falta de respeito Sr. readyzaum de 25 anos, quer falar alguma coisa dos vídeos de alguém, primeiro faça o seu próprio, depois explique o por que não concorda com o outro fez e mesmo assim ainda não tem o direito de zombar dos vídeos dos outros.

@topic

Cara valeu mesmo, estou seguindo seus tutos desde o primeiro vídeo, continue assim, explicando tudo e mostrando os seus gameplays, estou aprendendo bastante Smile. Vlw Abraços.

Criticas construtivas são respondidas,o resto eu ignoro.


@topic

Poxa,valeu mesmo cara,espero estar ajudando de verdade,pois esse é o meu intuito desde o começo,melhorar o conhecimento dos jogadores aqui no Brasil,que não entendem muito bem inglês,e não podem simplesmente ir num canal gringo e tentar aprender lá...
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por readyzaum Seg Jul 16, 2012 11:59 pm

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não tenho o direito? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E VIDA OS NOOBS DA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

readyzaum

Posts : 15
Membro desde : 07/04/2012
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por rafas2tai Ter Jul 17, 2012 8:07 am

Só porque é online e praticamente o Sr. não segue às regras não significa que você tem direito. Muito bom o argumento em! "E vida os noobs da vida"? Não entendi aonde me encaixo nisso ou o amigo lá de cima, o único que poderia se encaixar isso é você e pelo o que eu disse antes, não falou nada de relevante nos seus post's, não tem nada para argumentar e embasar a sua crítica, e ainda ironiza em dois post's achando que é engraçado ser crítico vírus ou se preferir procarionte. Bom se você realmente tem uma opinião própria que possa ser argumentada e sustentada venha e cite-a aqui e não do jeito que o você está fazendo, porque eu acho que pelo o que eu li, estou conversando com alguém que sequer tem experiência in-gaming.
rafas2tai
rafas2tai

Plataforma : Computador
Posts : 268
Membro desde : 18/05/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Ter Jul 17, 2012 11:27 am

readyzaum escreveu:KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não tenho o direito? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E VIDA OS NOOBS DA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você tem todo direito de postar aqui,pois esse é um forúm aberto,só quero que você me diga com o que não concorda,quem sabe eu só falei bobagem no vídeo e você pode me corrigir,caso contrário,ta perdendo tempo,porque eu me embasei não só na teoria,mais na prática in-game pra fazer tanto esse quanto o outro tutorial de tanques e pesquisei em canais como o do rivalxfactor e do levelcap,enfim,espero uma resposta de qualidade sua. :]
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por TheHoff Qui Jul 19, 2012 3:51 pm

Mto bom video... o foda quando tu vai de gunner e o piloto fica toda hora de costas pra outros tanques... ai nao tem como...

Uma duvida... como gunner, a LMG ou a outra metraca do tank... elas fazem dano em outro tanque? ou é só o canhao mesmo

vlw... continue postando ae.... e agora com a armored, tank vai ser fundamental...
TheHoff
TheHoff

Plataforma : PlayStation
Posts : 62
Membro desde : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Sex Jul 20, 2012 2:02 am

TheHoff escreveu:Mto bom video... o foda quando tu vai de gunner e o piloto fica toda hora de costas pra outros tanques... ai nao tem como...

Uma duvida... como gunner, a LMG ou a outra metraca do tank... elas fazem dano em outro tanque? ou é só o canhao mesmo

vlw... continue postando ae.... e agora com a armored, tank vai ser fundamental...

Eu estou muuuuuuuuuuuito ansioso pra essa nova DLC,Armored Kill! vai ser realmente fenomenal! :]

O unico jeito de um tanque fazer dano em outro tanque é com a AP SHELL (canhão principal)... nem com a cannister shell vc vai conseguir dar dano nele,porém em jeeps e em veículos aereos você pode!
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por brbradock Sex Jul 20, 2012 9:57 am

readyzaum escreveu:KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não tenho o direito? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E VIDA OS NOOBS DA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nunca vi comentário tão "NOOB". Realmente, o senhor carece de humildade e respeito. Mas isto nunca foi novidade, o brasileiro é conhecido e reconhecido como um povo mal-educado. Não ganhou palmadas no bumbum quando criança?

Por mais que este seja um fórum aberto, pessoas como vc não são bem-vindas, pois não agregam em nada, não acrescentam nada.
Tá fazendo o que aqui?
Vaaazzzaaa filho!!
Quer dar risada? FAzer piadinha, se divertir? Veio ao lugar errado.
brbradock
brbradock
Moderador Servidor
Moderador Servidor

Plataforma : Computador
Clan : ST6

Posts : 329
Membro desde : 18/12/2011
Idade : 43
Localização : São Martinho - RS

http://sealteam6.forumais.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Sex Jul 20, 2012 8:05 pm

brbradock escreveu:
readyzaum escreveu:KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não tenho o direito? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
E VIDA OS NOOBS DA VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nunca vi comentário tão "NOOB". Realmente, o senhor carece de humildade e respeito. Mas isto nunca foi novidade, o brasileiro é conhecido e reconhecido como um povo mal-educado. Não ganhou palmadas no bumbum quando criança?

Por mais que este seja um fórum aberto, pessoas como vc não são bem-vindas, pois não agregam em nada, não acrescentam nada.
Tá fazendo o que aqui?
Vaaazzzaaa filho!!
Quer dar risada? FAzer piadinha, se divertir? Veio ao lugar errado.

Obrigado.
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por Rudii_Br Sáb Jul 21, 2012 2:33 am

Vlw Cara Ajudo Mt! Wink
Rudii_Br
Rudii_Br

Plataforma : Computador
Posts : 7
Membro desde : 08/07/2012
Idade : 28
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por Lemmypunk Sáb Jul 21, 2012 9:02 am

A verdade é que a gente fica tão afoito pra jogar que esquece que os veículos terrestres são configuráveis e acaba spawnando de qualquer jeito. Tem mapas em que o reactive armor é fundamental como o operation firestorm. Em mapas urbanos como os do B2K não dá pra andar sem o sensor de movimento, senão é C4 toda hora. E acho a visão termal e o canister shell úteis em qualquer mapa.
Lemmypunk
Lemmypunk

Plataforma : PlayStation
Posts : 854
Membro desde : 30/10/2011
Idade : 52
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por felipe.bilia Sáb Jul 21, 2012 12:20 pm

Mto massa esse video,ajudou bastante,ainda mais pra mim q sou noob de tank,e nao sei usar os equipamentos direito que libero,mas to aprendendo!
felipe.bilia
felipe.bilia

Plataforma : Xbox
Posts : 37
Membro desde : 25/06/2012
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Sáb Jul 21, 2012 1:50 pm

Lemmypunk escreveu:A verdade é que a gente fica tão afoito pra jogar que esquece que os veículos terrestres são configuráveis e acaba spawnando de qualquer jeito. Tem mapas em que o reactive armor é fundamental como o operation firestorm. Em mapas urbanos como os do B2K não dá pra andar sem o sensor de movimento, senão é C4 toda hora. E acho a visão termal e o canister shell úteis em qualquer mapa.

A canister shell eu acho indispensável em qualquer mapa,porém a thermal optics pro meu estilo de jogo não se encaixa,eu por treino,tenho uma precisão alta de tiro e tenho uma percepção boa,então eu prefiro me defender com a IR SMOKE do que atacar com a thermal optics,mais isso vai de cada um,cada um com suas habilidades :]
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Sáb Jul 21, 2012 1:53 pm

felipe.bilia escreveu:Mto massa esse video,ajudou bastante,ainda mais pra mim q sou noob de tank,e nao sei usar os equipamentos direito que libero,mas to aprendendo!

Me deixa muito feliz saber que te ajudei.
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por charlievox Qua Ago 15, 2012 10:50 am

Realmente, o termo PROFISSIONAL soou engraçado rssss mas, se voce quis dizer MODO HARD ou afins, realmente ficou bem interessantes as dicas.

Parabens!
charlievox
charlievox

Plataforma : PlayStation
Clan : VVIX

Posts : 12
Membro desde : 02/08/2012
Idade : 45
Localização : Vila Velha/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por lupos2008 Qua Ago 15, 2012 12:18 pm

Cara,

Muito bacana o seu vídeo, aprendi muito mesmo.

Parabéns!!

Sobre o comentário KKK: sem comentários!

Abs

lupos2008

Plataforma : PlayStation
Clan : [AWAY]

Posts : 5
Membro desde : 29/06/2012
Idade : 44
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Qua Ago 15, 2012 2:20 pm

charlievox escreveu:Realmente, o termo PROFISSIONAL soou engraçado rssss mas, se voce quis dizer MODO HARD ou afins, realmente ficou bem interessantes as dicas.

Parabens!

sim,foi isso que eu quis dizer xD
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Qua Ago 15, 2012 2:21 pm

lupos2008 escreveu:Cara,

Muito bacana o seu vídeo, aprendi muito mesmo.

Parabéns!!

Sobre o comentário KKK: sem comentários!

Abs

Valeu pela moral ae brother
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por DanClone1 Qua Ago 15, 2012 2:27 pm

Pow uso canister shell que sem dúvida é indispensável, reactive armor e dependendo o sensor de movimento ou o zoom, gosto do zoom pq dá head shot com a canister de muito longe faz um estrago legal....

Eu nunca utilizei o míssil to tanque que o 3 passageiro tem que dar locked se tiver um vídeo sobre a utilização me informe....

Show o vídeo....

[ ]'s
DanClone1
DanClone1

Plataforma : PlayStation
Posts : 170
Membro desde : 14/06/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Qua Ago 15, 2012 6:16 pm

DanClone1 escreveu:Pow uso canister shell que sem dúvida é indispensável, reactive armor e dependendo o sensor de movimento ou o zoom, gosto do zoom pq dá head shot com a canister de muito longe faz um estrago legal....

Eu nunca utilizei o míssil to tanque que o 3 passageiro tem que dar locked se tiver um vídeo sobre a utilização me informe....

Show o vídeo....

[ ]'s

Não sei se tem vídeos sobre o uso da guided shell,acho que é uma função um tanto quanto esquecida nos tanques
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por MaurilioTGA Qua Ago 15, 2012 8:02 pm

Ah cara, eu vi esse vídeo sonhando.
Eu gosto mt de Tank e queria aprimorar, mas meu Processador capenga pra rodar um mapa de 64 player's pra eu conseguir pegar Tank.
Raramente eu consigo =\
Meu tank é peladão, mas quando eu comprar um Processador novo, vou aproveitar mt suas dicas.

Bom vídeo.
MaurilioTGA
MaurilioTGA

Plataforma : Computador
Posts : 672
Membro desde : 11/05/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por KwLSTARR Qua Ago 15, 2012 9:04 pm

ZooeyDeschanel escreveu:Ah cara, eu vi esse vídeo sonhando.
Eu gosto mt de Tank e queria aprimorar, mas meu Processador capenga pra rodar um mapa de 64 player's pra eu conseguir pegar Tank.
Raramente eu consigo =\
Meu tank é peladão, mas quando eu comprar um Processador novo, vou aproveitar mt suas dicas.

Bom vídeo.

Seine Crossing é bem leve,tenta jogar lá de tanque com 32 players Very Happy
KwLSTARR
KwLSTARR

Plataforma : Computador
Clan : [FTA]

Posts : 104
Membro desde : 12/06/2012
Idade : 33
Localização : Caratinga/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por MaurilioTGA Qua Ago 15, 2012 9:08 pm

Seine Crossing é bem leve,tenta jogar lá de tanque com 32 players

É, eu tento em alguns de 32, mas tem sempre um FDM pra pegar o Tank HUAHAUHA =\
O problema é que meu Tank é peladão pela falta de treino. Quando eu consigo entrar nesses sv's de 32 que tem Tank, os malucos já são cheio de equipamentos pro Tank e eu fico pra trás =x
Até porque em server's mais pequenos, geralmente fica tank x tank.
Queria em mapas grandes pois tenho maiores possibilidades , não apenas Tank x Tank. ^^

Eu só me dou bem em mapas pequenos sem Tank, aí meu K/D voa.
Acho que vou pegar um Phenom II x2 de um amigo aqui, se der tudo certo... Tank's, aí vou eu \O)

Mas obrigado pela dica.


Última edição por ZooeyDeschanel em Qua Ago 15, 2012 9:15 pm, editado 1 vez(es)
MaurilioTGA
MaurilioTGA

Plataforma : Computador
Posts : 672
Membro desde : 11/05/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL Empty Re: Como pilotar TANQUES!! #NívelPROFISSIONAL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos